Home > Cinema > Artigos > Um mini documentário sobre Brian Yuzna, produtor de Re-Animator!

Um mini documentário sobre Brian Yuzna, produtor de Re-Animator!

Uma das mentes por trás de Re-Animator

Pode ser que o nome do filipino Brian Yuzna não soe tão familiar de cara. Porém, quem é fã de filmes de terror deve se lembrar de Re-Animator: A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator, 1985), dirigido por Stuart Gordon, baseado em um conto de H. P. Lovecraft. Se você conhece a obra e já leu algo do autor que o inspirou, sejamos francos… A sutileza da literatura foi substituída por um tipo de terror gore com um componente forte de comédia.

Bem, se o leitor de Lovecraft corre o risco de sentir-se ultrajado, o admirador de podreiras trash se esbalda neste típico exemplar da década de 1980, que inaugurou a carreira de Yuzna no cinema como produtor. Uma trajetória que rendeu, graças ao sucesso do Re-Animator original. E dá-lhe mais “adaptações” de Lovecraft, mais ou menos como Roger Corman fazia vinte anos antes com Edgar Allan Poe.

Documentário sobre Brian Yuzna, produtor de Re-Animator

A Noiva do Re-Animator, com direção do próprio Yuzna!

Brian Yuzna ainda produziria Do Além (From Beyond, 1986), novamente com direção de Stuart Gordon. A parceria ainda se repetiria em Dagon (idem, 2001). Trabalhou também como roteirista e diretor em A Noiva do Re-Animator (1989) e Re-Animator: Fase Terminal (2003). Também esteve por trás de Necronomicon: O Livro Proibido dos Mortos, antologia onde dirigiu um dos três segmentos, entre outros que entrariam para a memória afetiva trash de uma geração.

Enfim, uma carreira produtiva de qualquer forma, que se aventurou em outros gêneros também, como a produção da adaptação do mangá Crying Freeman (filme com Mark Dacascos comentando em nosso vídeo) e o roteiro de Querida, Encolhi as Crianças(!).

Claro que sempre vai ser lembrado pelo Terror

Já que a parada de Brian Yuzna é aquele tipo de monstruosidade exagerada, confira esta homenagem a este profissional do cinema, feita no canal Dr. Udru. The Bizarre Monstrosities of Brian Yuzna é um mini documentário com sete minutos, dando uma geralzinha nesta carreira marcada pela sanguinolência gosmenta. Esse é um momento propício para este tributo, já que a franquia Re-Animator dá indícios de voltar dos mortos (trocadilho horrível, mas adequado…).

Não tem legendas, infelizmente, mas é indicadíssimo aos fãs deste tipo de cinema!

Confira!

Já leu essas?
Estreias nos Cinemas – 17/08
Crítica de Lady Macbeth
Lady Macbeth – William Shakespeare ficaria orgulhoso!
Crítica de Afterimage, de Andrzej Wajda.
Afterimage – O canto do cisne de Andrzej Wajda!
Boneco Terror
Cinco bonecos aterrorizantes do cinema!