Home > Cinema > Artigos > Um Raio-X dos Possíveis Indicados para o Oscar 2018!

Um Raio-X dos Possíveis Indicados para o Oscar 2018!

Um breve olhar sobre os possíveis candidatos ao Oscar 2018

Fim de ano está chegando, o que significa que Hollywood irá entrar na Season Awards. Só para deixar claro como é que funciona: de abril até final de agosto, entram os blockbusters para ganhar o máximo que puderem em bilheteria; e de outubro até o final de dezembro entram os filmes que vão tentar a vaga no Oscar 2018.

Mas não é sempre que funciona dessa maneiras, já que quando o filme faz sucesso imenso de público e crítica, é muito comum o estúdio fazer uma campanha para mandá-lo para o grande prêmio da Academia. Exemplo: Mad Max- Estrada da Fúria estreou em maio, mas estava no Oscar, disputando as principais premiações.

Mas se acompanhar bem as críticas estrangeiras, junto com os resultados dos festivais internacionais, é fácil ter uma noção dos indicados. Portanto, vamos para algumas apostas que poderão estar no Oscar 2018:

Dunkirk

O longa de guerra dirigido por Christopher Nolan tem sido uma forte aposta, e provavelmente terá um número grandioso de indicações, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor.

Porque Estará no Oscar: Nolan é um dos diretores mais amados na atualidade, e tem um público muito fiel; além de ainda haverem discussões na Academia por ele não ter sido indicado para Melhor Diretor por A Origem e Batman: O Cavaleiro das Trevas. Soma-se o fato de a Academia adorar um drama de guerra – e nos últimos anos tem adorado filmes com virtuosismo técnico.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Mark Rylance), Montagem, Trilha Sonora, Fotografia, Efeitos Especiais, Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som e Figurino.

A Forma da Água

Se Nolan é um diretor de fã-clube, o mesmo pode ser dito do mexicano Guillermo Del Toro. Sua nova fábula, que se passa nos anos 50, mostrando um romance entre uma muda e um homem-peixe (Sim, leitor você leu exatamente isso).

Porque Estará no Oscar: Del Toro é um nome muito poderoso em Hollywood, além de ter se especializado em filmes de fantasia. Esse filme ganhou principal prêmio no Festival de Veneza, e há quem diga que é, junto com O Labirinto do Fauno, uma das obras mais fortes do mexicano.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Atriz (Sally Hawkins), Ator Coadjuvante (Michael Shannon), Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) Roteiro Original, Fotografia, Design de Produção, Trilha Sonora, Maquiagem e Edição de Som.

Blade Runner 2049

Um dos filmes mais esperados e bem falados do ano. Suas primeiras críticas o chamavam de “obra de arte”. E como a Warner não é boba nem nada, já o mandou para tentar sorte no Oscar. Provavelmente, irá dominar nas categorias técnicas, brigando diretamente com Dunkirk, mas não me surpreenderia ele concorrer pelo menos em Melhor Direção.

Porque estará no Oscar: Denis Villeneuve é um nome em plena ascensão e o filme foi muito elogiado, apesar do fracasso na bilheteria. Como foi algo muito esperado, e que agradou boa parte da crítica, é claro que estará no Oscar. Repito: dos principais, no máximo para Melhor Diretor, mas ficará bem evidente nas categorias técnicas, e provavelmente dará o tão esperado Oscar de Melhor Fotografia para Roger Deakins, que teve até o momento 12 indicações e não ganhou nenhuma.

Prováveis Indicações: Fotografia, Montagem, Efeitos Especiais, Design de Produção, Trilha Sonora, Figurino, Maquiagem, Edição de Som e Mixagem de Som.

Me Chame pelo Seu Nome

Sei que é feio, e isso pode soar preconceituoso, mas vamos aos fatos: a Academia escolha um filme que representa um determinado nicho, para que não fique feia na praia. Não estou dizendo que o filme não tem méritos, mas indicar um filme com temática LGBT entre os principais faz bem para a própria imagem dos realizadores.

Porque Estará no Oscar: Além das questões políticas que atraem a Academia, esse filme está fazendo um grande sucesso nos festivais internacionais, destacando o trabalho dos dois atores.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Ator (Timotheé Chalamet), Ator Coadjuvante (Armie Hammer), Roteiro Adaptado.

Três Anúncios de Um Crime

Outro representante forte do cenário independente. Uma comédia de humor negro, que conquistou o grande prêmio do Festival de Toronto. Com destaques para as atuações.

Porque Estará no Oscar: O diretor e roteirista Martin McDonagh é um dos mais bem avaliados pela critica internacional, por obras como Na Mira do Chefe e Sete Psicopatas e Um Shih Tzu. O elenco de Três Anúncios de Um Crime é composto por dois atores muito respeitados entre os votantes: Frances McDormand, Woody Harrelson, Peter Dinklage e Sam Rockwell.

Prováveis Indicações: Filme, Atriz (Frances McDormand), Roteiro Original, Ator Coadjuvante (Sam Rockwell).

O Destino de Uma Nação

Como não podia ser, tem que ter um representante inglês entre os indicados. Mas nesse caso, esse promete ser um filme importante para os ingleses, por retratar um de seus heróis históricos: o primeiro ministro Winston Churchill, e sua decisão de ordenar a retirada da praia de Dunkirk.

Porque Estará no Oscar: Esse filme tem as características que a Academia gosta: história real e heróica de uma figura emblemática. Gary Oldman está desde o começo de 2017 postando fotos de sua transformação como Churchill, e é um ator que todos gostam. Além do diretor Joe Wright ser um nome forte para os ingleses, por seguir a escola clássica ala David Lean.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Ator (Gary Oldman), Roteiro Original, Fotografia, Atriz Coadjuvante (Kirsten Scott Thomas), Figurino, Design de Produção, Montagem, Trilha Sonora e Maquiagem.

Lady Bird

Comédia independente que marca a estreia da atriz Greta Gerwig na direção. O longa acompanha uma enfermeira que quanto mais trabalha, mais sua relação com a sua filha adolescente se torna pior.

Porque Estará no Oscar: Das atrizes que circulam no cenário indie, Gerwig é uma das mais respeitadas. Como a sua estreia no roteiro e na direção já foi comparada a Woody Allen – e seu filme está com 100% no Rotten Tomatoes.  Além de ter a jovem e talentosa Soirse Ronan, uma das melhores atrizes da sua geração.

Prováveis Indicações: Filme, Atriz (Soirse Ronan), Roteiro Original, Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf).

I,Tonya

Biografia da patinadora Tonya Harding, o filme já tem atuações elogiadas, e aparenta um senso de humor e estética semelhante aos filmes de Martin Scorsese.

Porque Estará no Oscar: Esse tipo de história de ascensão e queda é uma característica que os membros da Academia adoram. Além de ter uma atuação muito elogiada de Margot Robbie, que vem se tornando uma queridinha do cinema americano.

Prováveis Indicações: Atriz (Margot Robbie), Atriz Coadjuvante (Allison Janney).

Corra!

Sei que é polêmico, por esse filme ter divido opiniões. Mas a comédia de suspense escrita e dirigida por Jordan Peele é um sucesso sem proporções no Estados Unidos. Se tornou a maior bilheteria de um filme independente – ele custou 4, 5 milhões e faturou mais de 250 – na história.

Porque Estará no Oscar: Com esse desempenho de público e crítica, óbvio que o estúdio vai mandar para o Oscar. Jordan Peele é um nome repeitado por seus trabalhos na TV norte-americana

Prováveis Indicações: Filme, Roteiro Original, Fotografia, Montagem.

Projeto Flórida

O diretor e roteirista Sean Baker é um dos mais respeitados no cenário de Festivais, por realmente fazer filmes de maneira guerrilheira – como o seu ultimo trabalho Tangerine, que filmou com o seu iPhone. Além de falar de temas sociais fortes, com atores desconhecidos.

Porque Estará no Oscar: Esse filme tem feito uma boa bilheteria, e é um grande sucesso de público. Com destaque para as atuações, que pode dar o Oscar para o veterano Willem Dafoe e para a jovem Brooklyn Prince.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Roteiro Original, Atriz (Brooklyn Prince), Ator Coadjuvante (Willem Dafoe), Fotografia e Montagem.

Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi

Mais uma produção da Netflix que eles tentam colocar no Oscar, embora a Academia seja resistente a essa ideia. É um longa que retrata o racismo depois que dois veteranos da Segunda Guerra Mundial retornam do campo de batalha.

Porque Estará no Oscar: Além de ele estar tendo uma ótima recepção por parte da crítica, há outros motivos que tornam o filme interessante para ter algumas indicações. Como o fato de indicar Dee Rees para Direção – que seria a primeira diretora negra indicada – assim como a cinematógrafa Rachel Morrison.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Fotografia, Roteiro Adaptado, Montagem, Design de Produção.

Trama Fantasma

O novo filme de Paul Thomas Anderson contará com o retorno de Daniel Day-Lewis – 10 anos após Sangue Negro, de 2007, que rendeu o Oscar para o ator e a única indicação de PTA para o Oscar de Melhor Direção. Como todo filme do diretor, se sabe pouco da história, mas se espera mais uma grande obra original.

Porque Estará no Oscar: Ele está sendo vendido como o último filme de Daniel Day-Lewis. Além de ser o retorno da parceira com Paul Thomas Anderson, que fez um dos melhores filmes americanos da última década, o já citado Sangue Negro.

Prováveis Indicações: Direção, Ator (Daniel Day-Lewis), Roteiro Original, Trilha Sonora, Design de Produção e Figurino.

The Post: A Guerra Secreta

Baseado em uma história real, o novo longa de Steven Spielberg mostra quando os editores do jornal Washington Post se posicionaram contra a Casa Branca, para mostrar documentos secretos que falavam sobre as futilidades da Guerra do Vietnã.

Porque Estará no Oscar: Uma história sobre a busca da verdade de uma época politicamente conturbada + direção de Steven Spieberg + elenco encabeçado por Tom Hanks e Meryl Streep = Academia ama.

Prováveis Indicações: Filme, Direção, Ator (Tom Hanks), Atriz (Meryl Streep), Roteiro Original, Montagem, Trilha Sonora.

Essas são algumas previsões do Oscar do ano que vem. No próximo dia 11, sairão os indicados para o Globo de Ouro, e os do Oscar só no dia 23 de janeiro de 2018.

Vamos ver se algum desses filmes estarão lá.

Curtiram? Curtam e comentem!

Já leu essas?
Mindhunter no Formiga na Tela
Mindhunter no Formiga na Tela!
5 cenas legais de luta em filmes que NÃO são de luta!
Crítica do filme Pela Janela!
Pela Janela – Procurando o sentido da vida!
trilha sonora
T-Bone Burnett – Uma lenda da trilha sonora!