Home > Cinema > Artigos > A ciência de ROBOCOP (FINAL)

A ciência de ROBOCOP (FINAL)

PARTE 1

ME DÊ UMA MÃO E LEVANTE A PERNA:

Exoesqueleto D.A.R.P.A.

Exoesqueleto D.A.R.P.A.

Uma das primeiras coisas que os fãs notaram neste novo ROBOCOP foi a mão humana de Murphy. O original era todo robô do pescoço para baixo, mas parece que a nova versão mantém mais do corpo orgânico do que se esperava. Membros biônicos estão agora mais à frente do que nunca, mas as terapias de regeneração orgânica também caminharam bastante. Pesquisadores no campo das próteses começaram a ligar controles de novos membros, diretamente nas terminações nervosas de músculos perdidos em amputações através de uma “ponte biohíbrida”, ao invés de conectarem diretamente ao cérebro.(5) Enquanto um Bio Knee* (6) completamente orgânico pode ser perfeito para um humano comum, quando se trata de um ROBOCOP, o que importa é ser biônico.

(Bio Knee é um novo tratamento para traumas no joelho que promete reconstituição de cartilagens e ligamentos, utilizando células-tronco e/ou transplante de menisco)

Admita que quando se pensa em um super-humano ciborgue, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é um exoesqueleto. Você não é o único, pois o exército dos Eua e o D.A.R.P.A.* estão trabalhando duro para tornar isso realidade.

*(D.A.R.P.A . – Defense Advanced Research Projects Agency – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) foi criada em fevereiro de 1958 (como ARPA) por militares e pesquisadores americanos sob a supervisão do presidente Eisenhower, numa reação dos Estados Unidos à vitória tecnológica da então União Soviética com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1)

A ideia é que o exotraje aumentaria a força do soldado em campo, sem comprometer sua mobilidade. O traje da “Força de Combate do Futuro” utiliza nanomáquinas no ombro que imitam músculos humanos, a fim de aumentar mais de 25% a capacidade de levantamento de peso, enquanto o exoesqueleto anexado à parte inferior do corpo fornece mais força e estabilidade.(4) O guerreiro D.A.R.P.A. pode ser visto abaixo em movimento: (7)

ACELERANDO:

Toda essa conversa sobre medicina regenerativa e exoesqueletos é ótima, mas e as armas e a tecnologia do futuro? Bem, o grande (e assustador) lance a respeito das armas militares modernas é que estão se tornando cada vez mais comunicativas, unidas a uma rede de dados que as torna mais mortais do que nunca enquanto tenta-se minimizar danos colaterais. Um monte desse armamento não é necessariamente destinado a um soldado individual, mas desenvolvido com os olhos na eficiência geral no campo de batalha. A tendência de diminuir as “botas no chão” em troca dos “drones no céu” é um dos pontos sobre a criação de um soldado no estilo ROBOCOP… mas isso não significa que não existam alguns brinquedos legais lá fora.

Laser gigante da Marinha

Laser gigante da Marinha

A Marinha espera implantar um laser em um de seus navios no Golfo Pérsico.(8) É algo grande demais, até mesmo para ROBOCOP no momento, mas vai saber se em 2028 isso não será café pequeno! O Exército está concentrando-se nos Cyber Defensores, tendo graduado a primeira turma desses oficiais no mês passado.(9) Novamente, não imagino que isso tenha muita relação, pois um super-soldado cibernético do século XXI deve ser capaz de manter-se livre de vírus por si só. Sobre o armamento high-tech, as equipes S.W.A.T. modernas tem usado métodos testados e comprovados por anos, com uma grande variedade de pistolas, rifles, escopetas, ferramentas de invasão e métodos de controle de multidão à sua inteira disposição. Parece que a Ominicorp tem sua própria resposta sobre a questão das armas, então dê uma olhada no que eles terão disponível em 2028.(10)

Quando um ROBOCOP será realidade é uma incógnita, mas os campos da biologia e tecnologia estão avançando mais e mais atualmente. Alguns dizem que o próximo passo da evolução humana será um ser inteiramente artificial, criado por nossas mentes orgânicas e implementado junto aos nossos sistemas de carne e osso. Eu espero muito ver mais integração entre homem e máquina, enquanto os anos passam e nossa tecnologia vai ficando menor e menor, e a nossa necessidade de nos sentirmos conectados aumenta e aumenta. Veremos Um ROBOCOP completo como ele aparece nas telas? Talvez, mas provavelmente primeiro um aumento gradual da integração entre tecnologia e seres humanos. Se chegamos a um ponto em que um ROBOCOP é necessário, então temos coisas muito maiores com que nos preocupar.

MATÉRIA ORIGINAL AQUI!

Já leu essas?
Viagem no tempo no Formiga na Tela
Viagem no Tempo e The Escape Game no Formiga na Tela!
Trailer Liga da Justiça - Muita ação em nova prévia do filme da equipe
O trailer de Liga da Justiça chegou quebrando tudo!
Homem-Máquina
Homem-Máquina – Discussão rasa sobre a tecnologia!
Star Stuff - Carl Sagan
Curta metragem em homenagem a Carl Sagan!