Home > Cinema > Argento Essencial – Obrigatório para qualquer cinéfilo!

Argento Essencial – Obrigatório para qualquer cinéfilo!

Argento Essencial

Informações técnicas

Distribuição: Versátil
Duração: 331 min – contém corte americano sem censura e italiano de Prelúdio para Matar
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Sim
Preço: R$ 89,90 – (Onde comprar)

Vídeo

Razão de aspecto:  2.35:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (29.55 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS HD MA 5.1
Italiano: DTS HD MA 5.1

Prelúdio para Matar

O Filme

★★★★★ 

Caso nunca tenha visto Prelúdio para Matar, não faz ideia do quanto está perdendo. A obra-prima de Dario Argento influencia diversos cineastas que você provavelmente admira, como Quentin Tarantino e John Carpenter. Este, que é considerado o maior giallo de todos os tempos, traz a história de uma série de assassinatos que tem início após uma parapsicóloga descobrir uma presença maligna dentro de um auditório. Logo depois, ela é assassinada. Apenas um músico e uma jornalista se sentem compelidos a descobrir que é o psicopata.

Argento Essencial

Misturando comédia e horror, Argento criou uma obra tão espetacular que qualquer crítica destinada a ela seria redundante, afinal já é um filme tão estudado e aclamado que dispensa apresentações. Argento foi um precursor da técnica de câmera aqui, já que não existiam steadycams na Itália naquele momento. É um Magnum opus visual, sonoro e de narrativa. Confiem no apreço que tenho por cinema. Esse filme é Cinema de verdade.

Especiais sobre Prelúdio para Matar (37:00)

   

Profondo Giallo: aqui há um documentário de vinte e cinco minutos sobre as memórias de quem participou do processo de produção do longa. Dario Argento, Gabriele Lavia, Macha Méril e os integrantes do Goblin discorrem sobre os métodos de direção de Argento e as muitas soluções tecnológicas que ele pensou para realizar as sequências complexas do atropelamento e da exposição dos objetos infantis adorados pelo psicopata.

Os depoimentos mais ricos partem de Macha e Gabriele, trazendo detalhes sobre figurino, maquiagem e das simbologias psicológicas que Argento trabalha. Macha vai mais longe e até compara Argento com Pasolini. Tudo isso é apresentado em formato clássico de documentário. Como não havia o costume de preservar registros de bastidores na época, o máximo que o documentário apresenta são algumas fotos de Macha com Argento.

Argento Essencial

– Documentário sobre o filme: um documentário um pouco mais curto e menos inspirado do que o anterior. Argento é uma figura estranha e um tanto apática, que parece desgostar de relembrar dos filmes que fez. É algo comum para diversos cineastas. Aqui, nada é substancialmente explorado. Quem salva é Bernardino Zapponi, co-roteirista, que detalha mais suas ideias sobre o roteiro do filme.

Trailers

   

Trailers com corte americano e italiano. Bom trabalho de preservação de um material raro.

Suspiria

   

Dois anos após terminar Prelúdio para Matar, Argento faria outro giallo, agora voltado ao sobrenatural. Há um debate intenso sobre qual desses dois filmes é a obra máxima de Argento. Para mim, é Prelúdio, mas Suspiria é outra expressão artística fenomenal. Esteticamente, é perfeito, belíssimo de ser ver em seu festival de cores e locações monumentais. A história acompanha a chegada de Suzy à uma escola de bailarinas, a academia de Friburgo. Ela e uma amiga estranham os hábitos inusitados dos dirigentes do local e desconfiam de um ser sobrenatural perambulando pelos corredores. Mas o que descobrem é algo bem pior.

Argento Essencial

Especial sobre Suspiria (35:00)

  ★ ★ ½

– Suspiria 400 Graus: este é um documentário clássico sobre o filme, muito aclamado pelos fãs. Também feito no modo clássico, reúne diversas polêmicas que cercam a obra, com diversas entrevistas que destrincham a produção do filme. Vai desde os comentários sensatos do fotógrafo Luciano Tovoli, revelando os esquemas intrincados de iluminação até a memorável cena onde a câmera voa em direção a um ator numa praça aberta até a treta monumental dos créditos dados à colaboradora Daria Nicolodi (na época, namorada do diretor) – Argento se valeu de partes de sua história pessoal para o argumento do filme.

Jessica Harper, a protagonista, também está presente no vídeo contando sobre a experiência agradável da filmagem. Um dos momentos mais felizes da vida de Argento, que manteve o set cheio de energia durante todo o processo, todos os dias. Poucos extras são tão completos como este. As entrevistas são muito enriquecedoras e tornam toda a atmosfera de Suspiria ainda mais mística.

Apresentação de Marcelo Miranda

★★★ ½

Este aqui é um tradicional enche linguiça da Versátil. O crítico faz uma boa apresentação dos dois filmes, explorando a figura de Argento, seu passado, seu estilo e sua direção nas obras presentes na caixa. Também fala sobre os giallos e explica a importância dos filmes para o gênero. Há spoilers.

Argento Essencial

Entrevistas (1:40:00)

  ★ ★ ½

São cem minutos de entrevistas com Dario Argento e outras pessoas importantes na produção de Suspiria. Tem muito conteúdo relevante aqui abordando novamente as memórias inerentes do processo de produção, sobre a fotografia, o tema da bruxaria, a maquiagem e as cenas surrealistas dos assassinatos. Imperdível.

Trailers

★★★

Novamente temos dois trailers: o americano e o italiano original. Vale pela preservação histórica.

Conclusão

É evidente que essa caixa é obrigatória para qualquer fã inveterado de Argento. As cópias restauradas dos longas estão excelentes, falhando apenas em alguns planos muito deteriorados e na oscilação do verde, que é notável em Prelúdio para Matar – em Suspiria, o problema é menos presente. A apresentação da caixa é ótima, com direito às luvas elegantes que marcam a coleção Essencial. Dentro do estojo amaray, há uma arte interna bela, além de dois pôsteres de alta qualidade na impressão (um ótimo presente da Versátil para colecionadores).

Como só há esses dois filmes excelentes, a distribuidora caprichou bastante na coletânea de extras centrado em documentários e entrevistas – justificável, dado que o hábito dos making ofs pegou lá pelos anos 1980 e 90. Importante citar que nós temos aqui um material muito relevante, que supera a qualidade das edições lançadas em diversos países. Isso também vale para os extras.

Se você não conhece Dario Argento, não há melhor jeito de começar a embarcar na arte desse fenomenal diretor. A Versátil acertou muito na escolha dos filmes, na apresentação geral e na qualidade ótima de vídeo e som. Obrigatório na coleção de qualquer fã do terror e do cinema italiano.

Já leu essas?
mãe
Mãe! – As poderosas alegorias míticas e religiosas do filme!
sexo
Atenção, contém cenas de sexo – A sexualidade representada no cinema!
Estreias 21/09 - Darren Aronofsky Mae
Estreias nos cinemas – 21/09
Crítica de Esta é a Sua Morte.
Esta é a Sua Morte – Mais um passo maior que a perna!