Home > Cinema > A Múmia – Vídeo reúne as encarnações em mais de 80 anos no cinema!

A Múmia – Vídeo reúne as encarnações em mais de 80 anos no cinema!

Várias versões cinematográficas da criatura secular

Pois é. A Múmia já tem uma nova encarnação para estrear em junho deste ano, com Tom Cruise, o herói da vez, contra Sofia Boutella (e você já deve saber o que esperar deste filme, graças ao primeiro e ao segundo trailers), mas essa parada vem de longe no cinema. Em 1932, Boris Karloff apareceu como a primeira personificação deste monstro clássico da Universal. 

Já são mais de oito décadas de múmias seculares e vingativas no cinema, com vários atores, bem diferentes entre si, fazendo parte desta história. Os grandes Christopher Lee e Lon Chaney Jr. são os mais famosos, com improváveis Arnold Vosloo (quem?) e Jet Li.

A Mumia no cinema através das décadas

A Múmia (1932) trouxe Boris Karloff no papel principal!

O filme original com Karloff, chamado simplesmente The Mummy, não teve continuações oficiais, mas uma espécie de remake com The Mummy’s Hand (1940), que gerou as sequências The Mummy’s Tomb (1942), The Mummy’s Ghost (1944) e The Mummy’s Curse (1944). Em 1955, até a comédia aproveitou a onda com Abbott and Costello Meet the Mummy.

A Hammer pegou a bola

No fim da década de 1950, chegou a hora dos britânicos da Hammer fazerem seu próprio The Mummy (1959), ironicamente aproveitando as ideias dos filmes da Universal de 1940 e 42. O sucesso trouxe mais filmes do estúdio com o tema, sem qualquer relação com o primeiro: The Curse of the Mummy’s Tomb (1964), The Mummy’s Shroud (1966) e Blood from the Mummy’s Tomb (1971) apenas seguiram o que estava dando certo.

Temos também três aventuras com Brendan Fraser. O vídeo do canal The Solomon Society juntou toda essa trajetória de oitenta e três anos de maldições egípcias, com as múmias tradicionais e as que fugiram bastante do padrão “enrolado em ataduras”. Os fãs do terror clássico vão curtir e descobrir algumas produções obscuras neste balaio.

Confira!

Já leu essas?
Estreias nos Cinemas – 17/08
Crítica de Lady Macbeth
Lady Macbeth – William Shakespeare ficaria orgulhoso!
Crítica de Afterimage, de Andrzej Wajda.
Afterimage – O canto do cisne de Andrzej Wajda!
Boneco Terror
Cinco bonecos aterrorizantes do cinema!
  • Alexander Meireles da Silva

    Personagem clássico do cinema! É interessante perceber os pontos de contato entre a múmia e o vampiro enquanto seres que desafiam a morte e possuem uma herança nobre. Infelizmente a criatura perde muito de sua força icônica hoje face a representatividade do zumbi, Discuti isso no post do blog Fantasticursos em http://fantasticursos.com/5-razoes-pelas-quais-voce-nao-tem-medo-da-mumia/

    • Interessante essa relação. Verei o post, meu caro. Obrigado pela audiência e por comentar.